AS PROVAÇÕES TE FARÃO MAIS FORTES.

Quantos de nós já ouvimos está frase: “ As provações te farão mais forte,” ou “ o que não te mata te faz forte”. Sim, quase toda gente com um pouco de conhecimento e um par de ouvidos já escutara isto. Será mesmo uma realidade? Vejamos: A verdade seja dita; Não gostamos de ser posto a prova ou passar por provações, porém, elas virão, cedo ou mais tarde. Todo ser humano vivente na face da terra passará por provações.Não há e não haverá exceções. Então o que fazer, quando elas chegarem? Estar preparado? Humm…; Seria uma boa estratégia! Mas quem é que estará sempre preparado para passar por provações? Primeiro, não sabemos a hora que ela chegará; Segundo, não sabemos de que forma ela virá; Terceiro, não sabemos qual será o cenário que ela nos apanhará. Dito isto, vamos analisar uma simples história. Apesar de simples e natural, é a verdade da vida cotidiana. Devemos aprender com as observações, e não tem nada melhor do que à natureza e os animais para nos ensinar coisas.

Nas provações quotidianas da vida, nasce sempre à esperança de vencer.
Nas provações quotidianas da vida, nasce sempre à esperança de vencer.

Antes de continuarmos nossa análise das “provações que nos fará mais forte”, permita-me perguntar-te; Já passaste por provações, estás à passar por provações? Se à resposta for sim, saiba que elas também passarão. Ninguém é provado o tempo todo. Agora resta saber como nos comportaremos nas provações. Acompanha-me neste raciocínio. No ano de 2014, no meio do segundo trimestre do ano, aconteceu um fenómeno natural em Portugal. Uma tempestade de vento e muita chuva passou arrasando casas, prédios, pavilhões, lojas, matas e porque não dizer florestas. Foi uma tempestade repentina, passou arrasando tudo. Morava na cidade da Marinha Grande nesta época, fica na região oeste de Portugal mais ou menos a 120 quilómetros de Lisboa.

Se suas raízes não forem profundas, na hora das provações sucumbirá como árvores vulneráveis.
Se suas raízes não forem profundas, na hora das provações sucumbirá como árvores vulneráveis.

Uma cidade pequena, muito charmosa e com muitos parques e matas nativas. Muitos ficaram abismados, com medo e muito perplexos com a tempestade durante a noite. Ao amanhecer, começáramos a ouvir e ver as noticia informando-nos sobre os estragos causados pela mesma. O que não imaginaria é que a cidade onde morava, os estragos tivesse sido tão grandes. Em quase todos os parques e matas árvores tinham sido arrancadas pelas raízes. Muitas caíram partidas ao meio, outras simplesmente foram expelidas com suas raízes para fora da terra e deitada ao solo.

AS PROVAÇÕES TIRAM-NOS DA ROTINA QUOTIDIANA.

Como é óbvio, foi um dia anormal na cidade e no país. Aulas foram interrompidas, vidas transtornadas, pois havíamos passado por provações natural. A força dos ventos e da chuva que cai, fez realmente um estrago muito grande, mas a principal vitima desta provação foram as árvores. Notei que as árvores que ficavam na frente das matas, muitas não haviam sido arrancadas, enquanto no meio das mesmas havia árvores arrancadas pelas raízes. Veio a pergunta: Porque as da frente se aguentaram em pé, enquanto outras não? Queria saber qual era o segredo das que haviam resistido as intempéries. Alguém conhecedor do assunto me disse: “ Sabe porque as árvores da frente não caíram? Porque elas eram mais fortes do que as outras.” Ok, até aí para mim era óbvio. O que eu não sabia era o que às havia tornado mais fortes e resistentes. Foi aí que veio a resposta concreta.

As árvores que estão na vanguarda de uma floresta ou mata são as que mais passam por provações. São elas que levam com as primeiras rachadas de ventos, são elas que apanham com as pedras, com o barulho, com as chuvas cortantes de norte, leste, oeste e sul. São elas que são levadas ao extremo dos fatores naturais da própria natureza. Passa a redundância. Enquanto elas tem que lutar por ser manter de pé, as do meio estão quase sempre no conforto da proteção vanguardista. Delas não são exigidos tanto esforço, tantas manobras e estão sempre acomodadas. Quando os ventos, as chuvas cortantes, as pedras e outras provações chegam até elas, já chegam sem ímpeto, pois as primeiras árvores já apanharam com eles.

Os ventos anormais da vida, são provações que virão para testar e moldar nosso carácter.
Os ventos anormais da vida, são provações que virão para testar e moldar nosso carácter.

QUEM SE PÕEM NA VANGUARDA PASSARÁ POR MAIS PROVAÇÕES. 

Estas diferenças tornam as primeiras árvores fortes e resistentes, pois desde pequenas aprendem a lutar para se manter de pé. Suas raízes vão se aprofundando cada vez mais, pois estão sempre gastando energias, estão sempre acordadas e vão atrás dos lençóis de águas mais profundos. Quando vem as provações elas resistem, pois estão a altura das mesmas. Enquanto as outras não são tão resistentes assim. Quando forem apanhadas, irão sucumbir. Foi o que aconteceu, nos parques naturais, quase sempre as árvores são regadas por regadores automáticos. Não dadas elas a oportunidade de fortalecer-se naturalmente. Assim, elas não se esforçam para ir buscar os lençóis de águas profundos e suas raízes ficam na superfície da terra. Quando elas deveriam enfiar-se nas profundezas da terra em busca de recursos, elas se espalham na horizontal. Ficando fracas e vulneráveis as tempestades mais fortes.

Aprofunda-te no conhecimento e no saber. No dia das provações irá resistir .
Aprofunda-te no conhecimento e no saber. No dia das provações irá resistir .

AS NOSSAS ATITUDES DIANTE DAS PROVAÇÕES DETERMINARÃO SE VENCEMOS OU PERDEMOS.

Lembre-se, as provações podem tornar-te mais forte, mais resistentes. Dependerá das suas atitudes para com elas. Para isso acontecer, não podes se esconder no meio da multidão. Tens que estar na vanguarda, na fila da frente, tomar iniciativas, correr atrás das informações e correr os riscos. Muitos querem mudar suas vidas para melhor, não há nada de errado com isto. Agora como querem mudar suas vidas e o que estão fazendo para isto, é outro fator. Não seja uma árvore só com aparência, tens que ter a essência. Não reclame das provações, use-as em seu benefício. Seja provado, mas sejas aprovado. Você sabia que as árvores mais fortes e resistentes são as que mais demoram a crescer? Enquanto umas tem pressa de aparecer, elas vão fincando suas raízes solo a dentro. Quando começam a subir, elas sobem com uma base resistente e não caíram tão facilmente. As muitas provações não te farão desistir, farão de você uma pessoa mais forte e bem mais preparada para vida. Tenha uma vida feliz.

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

2 Replies to “AS PROVAÇÕES TE FARÃO MAIS FORTES.”

  1. Pingback: NÃO TENHA MEDO DE SER DIFERENTE. | asambleadediosdetudela.es

  2. Pingback: Y YO HARÉ DESCANSAR. | asambleadediosdetudela.es

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*