SUA DETERMINAÇÃO É DE COELHO OU RAPOSA?

Você já viu um coelho fugindo de seu predador? É uma corrida alucinante. Você não sabe para quem torcer nesta corrida natural do mundo animal. Aprendemos muito observando os animais nas suas atividades diárias. Aliás, Alexandre Rangel, um escritor e apresentador de programa radiofónico, escreveu um livro intitulado: “ O que podemos aprender com os gansos”. A observação perspicaz deste escritor o levou a vender milhares de livros.

A ÁGUIA PERSEGUE O COELHO. ELE SABE QUE SUA VIDA DEPENDERÁ DA SUA MOTIVAÇÃO.
A ÁGUIA PERSEGUE O COELHO. ELE SABE QUE SUA VIDA DEPENDERÁ DA SUA MOTIVAÇÃO.

Todos nós sabemos que os gansos podem nos ensinar grandes lições, principalmente para o setor da aviação. Agora aprender com os coelhos e com uma raposa? Pode ser uma novidade. Aqui em Portugal, temos muitos coelhos selvagens nas matas. Há campo de caças e torneio da modalidade. Embora o coelho ser um animalzinho tão frágil, que morre com qualquer pancadinha, ele é muito hábil em fuga.

O COELHO EM FUGA É UMA ANIMAL FASCINANTE.

Já assisti muitas vezes, coelhos fugindo das águias, é uma cena alucinante. É um verdadeiro “ pega pra capar”. Á águia com sua destreza para caça sai ao seu encalço determinada a apanha-lo, mas, nem sempre a empreitada é de sucesso. Ela tem muito cuidado com suas investidas, pois um erro poderá custar a sua vida. O oposto também é verdade. O coelho sabe como despistá-la  e fazê-la desistir de caça-lo.

A lição que devemos aprender é, sobre a persistência, ou melhor, o que motiva à persistência, da presa e do predador.

Não subestime o coelho. Parece indefeso, mas sua determinação em fuga é fascinante.
Não subestime o coelho. Parece indefeso, mas sua determinação em fuga é fascinante.

Presta atenção nesta história. “ Um dia, um aluno estava caminhando com seu mestre, quando este disse-lhe: — Um coelho está fugindo de uma raposa, o que achas que vai acontecer?

– O aluno responde: A raposa vai apanhar o coelho, pois ela é mais rápida.

– O mestre por sua vez diz: Não, ela não apanha o coelho.

– Indaga o aluno: Como não mestre, à raposa é muito mais rápida!

– O mestre afirma: Não, infelizmente não apanha o coelho.

O aluno inconformado e curioso faz o que qualquer um de nós faria diante do dilema. Faz a pergunta: O que leva o mestre acreditar com tanta convicção, que ela não apanha o coelho?

– O mestre da um sorriso e diz ao aluno: Sabe, temos que analisarmos as motivações de ambos. E diante dum desafio, prevalecerá sempre aquele cuja motivação é maior.

A motivação do coelho e Sua determinação salvará sua vida.
A motivação do coelho e Sua determinação salvará sua vida.

Disse ao aluno: – A raposa corria atrás do coelho para o comer, sua única motivação era saciar sua fome, o que ela poderia fazer com outra caça qualquer. O coelho por sua vez corria pela sua vida. Acontecesse o que acontecesse, “passa à redundância”, o coelho não iria parar. Era sua vida que estava em causa.

Quando a nossa motivação é forte o suficiente, nós vamos ao limite das nossas energias. Quando ela não o é, fazemos somente pelos resultados e quase sempre desistimos.

O aluno aprendeu uma lição estupendo naquela tarde. Entendeu que quanto maior for a motivação, maior será a determinação. O coelho corria pela vida, ele não iria parar esperando o predador chegar, não, não iria abrandar diante do perigo, sua motivação era à vida.

Assim também é a nossa vida. Quer seja no trabalho, nos negócios, na sociedade, na vida sentimental, etc. Se a sua motivação for forte o suficiente, você fará o que for preciso para alcançar resultados, caso contrário, desistirá no caminho. Alguns trabalham apenas pelo salário, outros têm uma motivação maior. Quando pensa em ter um negócio, seja ele na Internet ou no mercado secular, saiba qual é a sua motivação? Se for só os resultados financeiros, desistirá nas primeiras dificuldades, ou nos primeiros de percalço da jornada. Sua oportunidade de fuga, é agora «–

Mas, se a sua motivação for a de um coelho em fuga, correrá, esforçará e investirá toda energia pela sua vida. Porém ser for de uma raposa, a verdade dos resultados também será real. Faça o que fizer, faça-o com uma motivação nobre que valha a pena lutar. Se vais investir em algo, pense na motivação maior, sua liberdade, o bem-estar da sua família, a liberdade financeira que terá a longo prazo, o sentimento de realização etc.

Vamos aprender com o coelho, a sua motivação determinará a sua determinação. Faça o que fizer, faça como se a sua vida dependesse disso.

Post Footer automatically generated by wp-posturl plugin for wordpress.

One Reply to “SUA DETERMINAÇÃO É DE COELHO OU RAPOSA?”

  1. Pingback: ESCOLHAS CONVENIENTES. | asambleadediosdetudela.es

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*